03 August 2010

Próximo concerto THE MYSTERY ARTIST ----> FARPA 2010
(Sexta-feira - 06.08.2010)
Corria o mês de Agosto do ano de 2004, quando o Sam, o Peter e eu, pisámos pela primeira vez o palco do FARPA. Na altura, o projecto musical era outro, mas aquele dia ficou para sempre marcado, como um dos locais onde fomos mais bem acolhidos enquanto banda. Passaram 6 anos. E eis chegada a hora de regressar ao coração de Trás-os-Montes, desta vez com um novo projecto, que ainda por cima trás na bagagem, um disco acabadinho de fazer. Se as coisas correrem pelo menos tão bem, como correram da última vez em que alguns de nós por ali estiveram, garanto-vos que vai ser uma noite daquelas, para mais tarde recordar.
Para quem não conhece, o FARPA, é um Festival de Artes de Pombal de Ansiães, uma pequena aldeia do Nordeste Transmontano, sita no concelho de Carrazeda de Ansiães, que aparece este ano com a sua 13ª edição. Um acontecimento que já se tornou comum por estas bandas, por marcar o plano cultural da região no final do mês de Julho e inicio do mês de Agosto de cada ano.
Quanto ao FARPA em si, trata-se de um festival com um ADN muito abrangente, que engloba teatro, espectáculos de fogo, música popular, fado, world music, workshops, documentários, cinema, stand up, tudo isto, sempre com um denominador comum: procurar ser um festival de artes de elevada qualidade.
No meio de tudo isto e para contribuir para a festa, não podemos esquecer a tradicional forma de bem receber dos transmontanos, que essa, está-lhe no sangue. É inata!
Além disso, note-se um aspecto muito importante: conhecem alguma aldeia, (sim, não se esqueçam que este festival decorre numa pequena aldeia do interior Transmontano), que tenha capacidade para organizar um festival destes durante 10 dias seguidos, levado a cabo por uma associação cultural, que face aos parcos apoios financeiros, vive essencialmente à custa da carolice dos seus sócios e da cooperação de todos os habitantes?
Eu não. E desconfio que muitas vilas, e porque não dizê-lo, algumas cidades, corariam de vergonha se soubessem o orçamento deste festival, quando comparado o seu grau de qualidade, com outros eventos que por aí abundam...
Bem hajam, gentes de Pombal de Ansiães!
Para quem estiver por estes lados, fica o convite, apareçam! Quanto à nota que se segue, é da exclusiva autoria da organização do FARPA.
"No meio do escuro, ouve-se uma voz: “SENHORAS E SENHORES, VAI DAR-SE INÍCIO AO ESPECTÁCULO” … O silêncio invade a plateia… a tosse musicada instala-se por entre o público... é a expectativa, a ansiedade... é o início do espectáculo, da paixão, da desconfiança, é o momento do momento! É do nada que a luz rompe a escuridão e uma voz longínqua e abafada chora, ri, e dita as palavras que anunciam um novo FARPA, o Festival de Artes de Pombal de Ansiães que Trás Montes de emoções!
Teatro, música popular e erudita, blues e rock, artes plásticas e poesia, cinema, animação de rua, workshops nas mais variadas vertentes, correntes estéticas e fórmulas, vão ser motivo para o (re)encontro de muitos que se juntam todos os anos, neste festival.
Outros hão-de vir, pela primeira vez, juntando-se aos milhares dos anos anteriores.
Esta vai ser, mais uma vez, a grande festa do Nordeste Transmontano, como alguém já lhe chamou e que demonstra a vitalidade da cultura em Trás os Montes e Alto Douro.
De 31 de Julho a 9 de Agosto, todos os caminhos estão abertos para um encontro numa das mais belas regiões do país, onde a par da paisagem, do ambiente rural e da cultura, poderá desfrutar alguns momentos de prazer no Rio Tua e nas Termas de S. Lourenço.
Nas presenças a destacar, alguns nomes que estiveram em anteriores edições e outros que irão aparecer pela primeira vez.
No Teatro, Ofitefa, Filandorra, O Nariz, AJAM, Palmilha Dentada e TEPO; na Música, Al Medievo, Onion Jack, Ferrer Leandro & António Dias, Andarilhos, RAKIA, Fados da Feira, The Mystery Artist, Spakkabrianza (Itália) ; Fotografia com António Domingos, Pedro Castro e Manuela Moreira, Poesia com António Domingos, Workshops de Danças, Origami, Fotografia e Yoga e mais, muitos mais motivos de interesse para uma visita a Pombal de Ansiães.
São cerca de quarenta manifestações culturais nestes dez dias em que o Nordeste Transmontano desperta para uma realização única no país, dada a variedade de propostas, a hospitalidade e o grau de envolvimento com a comunidade rural.
Uma produção da Associação Recreativa e Cultural de Pombal de Ansiães, que se afirma cada vez mais, de ano para ano.

Terminamos esta nota, com as palavras do escritor António Cabral:

Trás-os-Montes de onda alta
De Portugal em vai-e-vem
Aqui termina, é verdade
Mas principia também.

A Organização.


Para mais informação, vão
aqui. Quanto a nós, dia 6 de Agosto, lá estaremos.

MARK

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Boas malhas...gostei!
Quero ver isto ao vivo, por isso amanhã estou no Pombal.
Bom projecto. Força!
Nuno

05 August, 2010  
Anonymous Anonymous said...

Parabéns pelo concerto de ontem!
Para mim, até agora, voçês são a grande revelação do FARPA 2010.
Muuuiiitoo bom!
Parabéns mais uma vez e voltem sempre!

07 August, 2010  

Post a Comment

<< Home