12 July 2010

Viseu - 29 Maio

Se há concertos que nos deixam com um ligeiro travo de amargura, este é definitivamente um deles.
Quando saímos do nosso habitat natural, vulgo grande Porto, estamos à espera que os donos das salas de concertos por onde temos andado, façam a devida promoção ao evento, de maneira a que ninguém saia prejudicado e todos fiquem minimamente satisfeitos. Todos nós gostamos de sair e tocar fora, e embora não o façamos por dinheiro, é obvio que estas deslocações têm custos, que contámos cobrir com o cachet que os bares nos vão pagando. A lógica é simples: quanto mais povo, mais hipóteses temos de negociar cachets e de regressar num futuro próximo ao dito bar. Tem sido assim, um pouco por todos (e felizmente, são cada vez mais!) espaços por onde temos andado.
É certo que consideramos que é um pouco injusto para um dono de um bar ter de pagar a uma banda, quando teve apenas 5 ou 6 pessoas a assistir ao concerto. Mas o risco de trazer uma banda de fora tem de ser assumido à priori, e se há alguém a quem não se lhe podem imputar responsabilidades, é a nós, à própria banda.
Apesar de tudo, creio que em Viseu, esse trabalho de promoção foi devidamente feito, e segundo o dono do espaço, a razão para tão pouca afluência de público, ter-se-á devido ao vasto conjunto de alternativas culturais e festivas que naquele fim de semana, a cidade acolhia. A começar logo, pelas famosas festas da cidade, que tinham precisamente início naquela noite.
Mesmo assim, esperava-se mais povo.
Até porque Viseu é definitivamente uma cidade com grande vida estudantil onde a tradição académica vem ganhando força a cada ano que passa. Conclusão: acabou por ser um concerto que mais pareceu uma espécie de ensaio, embora da nossa parte tenha havido o empenho e determinação em tocar, como se de um concerto com casa cheia se tratasse. Nesse campo, não tenho dúvidas que cumprimos o nosso papel. Só assim se justifica que a casa nos tenha renovado o convite para regressarmos ao Estudantino bar.
No entanto, temos de confessar, que um concerto assim desmotiva. É certo que faz parte desta vida das bandas, e por isso, a única coisa que há a fazer para levantar o moral, é registar a experiência e pensar no concerto seguinte.
É que desta vez, era mesmo caso para dizer que estavam reunidas todas as condições para darmos um excelente espectáculo.
Bom som, boa sala, bela cidade, boa onda. Tudo!
Só faltou mesmo o público.
Fica o registo, com o Pico a abrir...

...e a fechar.
MARK

0 Comments:

Post a Comment

<< Home