13 January 2011

2010 Revisitado - Part II
XX Bar (Vimioso)

O concerto no XX Bar em Vimioso, no dia 27 de Novembro, marcou o início de 3 concertos consecutivos com que fechamos o ano de 2010, o qual coincidiu também com o regresso aos espectáculos em Trás-os-Montes, que tem sido uma presença assídua no nosso mapa musical. Além disso, este concerto tinha a particularidade de se realizar na vila de Vimioso, o que fazia com que o Pico estivesse a jogar praticamente em casa. Esperava-se por isso, que o rapaz não deixasse os seus créditos por mãos alheias, e a verdade é que não deixou!

Casa cheia! A abarrotar como a gente gosta, era aquilo que nos esperava no XX Bar, com o público a dizer sim ao repto lançado pelo Pico.
Público esse, de todas as idades e para todos os feitios, com o único propósito de apoiar e acarinhar o Pico lá da terra. Por isso, foi comum, ouvirem-se piropos ao longo do concerto dirigidos ao rapaz, que do palco, qual world music star, foi presenteando a sua falange de apoio com gestos de agradecimento, sorrisos de cumplicidade e arremesso de baquetas.

O que ficou, foi um concerto muito bem conseguido da nossa parte, com o público a responder a preceito, sendo possível aferir que parte da audiência já conhecia bem os nossos temas, os quais iam sendo cantarolados enquanto eram tocados por nós em palco.

Mas o concerto foi bom no seu todo. Como já tive a oportunidade de dizer, foi um concerto do catano! E foi-o, não só, porque nós estávamos mesmo com aquele feeling, mas também porque o público contribuiu para tal.


Também por isso se justifica que a audiência, chegado o fim do concerto, quisesse mais. É evidente que acedemos ao pedido e fizemos um encore.

E como os concertos também são feitos de improviso, num ápice alterámos o set-list previsto, tocando o tema dos White Stripes – "Seven Nation Army", por troca da nossa "Glass Shoe". Seguiu-se "A Forest" dos Cure, para terminamos em grande com a nossa já tradicional "Hollywood".



Missão cumprida, e na carteira um novo convite de alguém que assistiu ao concerto, e que, satisfeito com o que viu e ouviu, nos quer levar até Sendim, próximo de Miranda do Douro. No entanto, tal será só em Abril de 2011, mas fica a certeza de que vamos regressar a Trás-os-Montes em breve.

Antes do concerto, houve o ritual do costume, com toda a montagem do material a ser feita a dois tempos. Primeiro pelo Pico e por mim. E mais tarde, pelo resto da comitiva que só chegou a Vimioso perto das 20.00h. Seguiu-se o sound-check e depois jantar.

Desta vez, o tacho foi degustado em ambiente familiar. A mãe do Pico teve a bondade e a paciência de nos receber em sua casa para satisfazer os nossos apetites e nós agradecemos. É evidente que o bom néctar também não faltou, e numa noite gélida como aquela que estava, as garrafas que foram aparecendo em cima da mesa – cortesia do pai do Pico - serviram para fazer o aquecimento, que seria prolongado um pouco mais tarde na casa do Pico com whisky à descrição, a que se seguiu já no XX Bar, o tradicional gin tónico, que a malta foi recebendo em copos XXL com grande carinho e admiração.
Conclusão: Vimioso vai ficar na nossa lista como um daqueles locais a repetir.
Grande concerto, grande público e gin de qualidade!
Não se pode pedir mais.

MARK

0 Comments:

Post a Comment

<< Home