13 May 2011

CAFÉ BAR FONTE NOVA (Sendim - M. Douro)
Dia chuvoso. Frio. Cinzento. Foi esse o panorama que se nos apresentou ao longo da viagem até Sendim, concelho de Miranda do Douro, no passado dia 21 de Abril. A nossa estreia por terras Mirandesas, marcava o regresso da banda a Trás-os-Montes, que é uma região do país na qual temos feito várias incursões nos últimos tempos, e à qual haveremos de regressar para, pelo menos, mais dois concertos já agendados em Mirandela e Vinhais, respectivamente.
Mas antes, Sendim. Uma vila transmontana, que à partida parece ser igual a tantas outras, mas que encerra em si algumas particularidades. Por exemplo, no campo cultural, para além do dialecto próprio que fazem questão de preservar, o Mirandês, atente-se o facto de todos os anos, no último fim de semana de Julho, se realizar ali o Festival Intercéltico, que este vosso escriva, já teve a oportunidade de presenciar e que aconselha vivamente a quem quiser ouvir música Celta. Depois, no campo gastronómico, Sendim é considerado o local por excelência para se degustar a famosa posta à Mirandesa… que nós muito gostaríamos de ter provado, mas nem sequer a cheirámos…
Aliás, o menu que nos estava reservado, esteve muito longe da comida tradicional desta região do país, para desgosto de toda a banda, em especial do Sam que é sempre muito exigente nesta matéria. Não restou outra alternativa, senão satisfazer o nosso voraz apetite com pizzas, que apesar de caseiras e de estarem bem confeccionadas, jamais terão capacidade para suplantar tão bela iguaria como é uma boa posta à Mirandesa.
Digamos, que esse, foi o ponto menos positivo da nossa visita a Sendim.
De resto, tudo perfeito e nada a apontar. A começar pelo espaço.
O bar Fonte Nova, é bom para concertos e recomenda-se. Mas um bar sem público não é a mesma coisa, e por isso o povo de Sendim, fez questão de marcar presença em peso e encher o espaço, demonstrando ser um público atento e bem-disposto, ao que também não será alheio, o facto de ali a cerveja ser consumida como se de água se tratasse. No entanto, como tem sido apanágio nos nossos concertos transmontanos, houve sempre muito boa onda no ar e também assim se justifica a razão pela qual o público nos convidou a fazer dois encores. Por regra, costumámos estar preparados para apenas um, e por isso, quando confrontados com esta nova exigência, não nos restou outra alternativa que não fosse repetir dois temas que já haviam integrado o set-list inicial, com a “Moments” e " Available" - The National a fecharem a noite que já ia longa. Pode-se dizer que foi mais uma noite para recordar das muitas temos tido por Trás-os-Montes. No ar ficou já a possibilidade de regressar. Nós queremos. Pelos vistos, eles também. Uma coisa é certa, para nós, o bar Fonte Nova em Sendim passa a figurar no nosso rol de concertos que vale a pena repetir.
Por opção técnica forçada – a operação Páscoa da BT tinha viaturas plantadas em todas as estradas – não houve gin tónico para aquecer a alma, muito menos se atendermos a que eram 4 as viaturas de serviço, que obrigavam os respectivos condutores a estarem bem alerta e com taxas de álcool no sangue próximas do 0,00 gr/l. Ainda assim, tal não impediu que a noite terminasse sem um pequeno episódio rodoviário, sem consequências de maior, a não ser as materiais. A fava voltou a sair ao M. já que a viatura do Pico manteve-se incólume, ou não tivesse na porta do condutor, gravado o respectivo selo de garantia - The Mystery Artist.








O relato fotográfico ficou a cargo da Anita e da Bruna, a quem agradecemos, encore une fois.

MARK

0 Comments:

Post a Comment

<< Home